Lançado no Brasil em junho de 2016, pela Netflix, Amizades Improváveis é um filme americano, escrito e dirigido por Rob Burnett e baseado na obra literária The Revised Fundamentals of Caregiving, de Jonathan Evison, e é uma boa opção para aqueles que querem assistir um filme com texto leve e divertido.

Na história, Ben (Paul Rudd) é um escritor que há tempos está sem trabalhar e em processo de divórcio. Devido a uma tragédia pessoal – perda do filho, resolve fazer um curso de cuidador, para evitar seu luto. Seu primeiro cliente é Trevor (Craig Roberts), um jovem de 18 anos com distrofia muscular, doença degenerativa que o condena a viver em uma cadeira de rodas, e é um rapaz, muitas vezes, sarcástico, irritante e provocador e que gosta de assistir ao noticiário de TV. Ben foi contratado por Elsa (Jennifer Ehle), mãe de Trevor, uma britânica que se mudou para os Estados Unidos recentemente.
Após Ben pedir autorização para Elsa, ele e Trevor embarcam numa viagem de carro por todos os lugares pelos quais Trevor ficou obcecado assistindo ao noticiário de TV, incluindo seu Santo Graal: o buraco mais profundo do mundo. No caminho, eles conhecem a jovem Dot (Selena Gomez) que pega carona para Denver e está em conflito com seu pai, e, também, Peaches (Megan Ferguson), que está grávida e cujo carro pifou – o marido é soldado no Afeganistão. Ambas embarcam na aventura da dupla. Peaches acaba tendo o bebê durante a viagem e Dot retorna à sua casa com seu pai.
Aventurando-se pela primeira vez além da sua casa, ou lugares próximos a ela, Trover descobre o que é ter esperança e amigos de verdade, e se envolve emocionalmente com a Dot.
Confesso que não sou fã de road movies, mas fiquei interessada e decidi assisti-lo. Com diálogos afiados e divertidos, a relação entre Ben e Trevor segue os dilemas comuns às relações de gerações diferentes e com trajetórias de vidas marcantes.
O que ficou registrado da história para mim foi o carisma dos atores, os locais curiosos pelos quais o autor nos leva no interior dos Estados Unidos, e alguns momentos divertidos fazem com que o longa se torne em uma comédia dramática agradável e divertida, que leva o espectador mais às risadas que às lágrimas. Enfim, é uma história que trata de perdas e de amadurecimento mútuo.
Veja esse filme na Netflix.




