Zika virus : preocupação para a mulher da terceira idade?
O Zika Vírus anda assustando a todos, mas é necessário prestar atenção aos sintomas .
Se tiver algum sintoma, vá ao médico. Não cometa o erro de se automedicar.
Como é transmitido o vírus Zika?
Não é de hoje que existe o vírus Zika, doença viral aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. (Lairson, deve ser em itálico) Esse vírus foi isolado, pela primeira vez, em 1947, na República da Uganda. A doença, que leva o nome do vírus (Zika) tem como uma de suas grandes complicações, causar a microcefalia em bebês, quando adquirido por gestantes. Bem, os cientistas estão estudando com detalhes esse vírus. Fala-se, também, que a doença pode ser transmitida pelo leite materno, pelo líquido amniótico, por transfusão de sangue e, ainda, por contaminação sexual.
Sintomas
Fique atenta, pois muitas pessoas não desenvolvem manifestações clínicas. Os sintomas iniciais são dores de cabeça leves, febre baixa, mal estar, dores leves nas articulações, conjuntivite, coceira e erupção cutânea que, no geral, desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias.
Não existe tratamento específico e nem vacina comprovados, por isso é recomendado que faça uso de medicamentos para febre e para dor. Os anti-histamínicos podem ser considerados, mas não faça uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e outros antiinflamatórios, em função do risco de complicações hemorrágicas.
Ações imediatas
Bem, mas o que deve ser feito imediatamente é erradicar o mosquito transmissor, evitando deixar água parada em recipientes e fazer uso de repelentes, que protegem durante 2 a 10 horas. Se você usa filtro solar, hidratante e maquiagem, passe o repelente por último. (Lairson, o ponto saiu na outra linha depois de 10 horas)
Para evitar ser picado por mosquitos da dengue, do zika vírus ou da febre de chikungunya, cuidar da alimentação contribui. Alguns estudiosos no tema afirmam que um excelente repelente natural é consumir alimentos ricos em vitamina B1, pois devido à presença de enxofre, forma compostos sulfúricos que liberam cheiro desagradável por meio do suor.
Cuidados aos 60
O cuidado que se deve ter com pacientes na terceira idade é maior, principalmente os que são diabéticos e hipertensos, pois são mais suscetíveis a complicações pela virose, podendo causar desequilíbrio no funcionamento do coração e, consequentemente, agravar essas doenças, que são crônicas. (Lairson, colocar o ponto final)
Alguns vírus podem atacar diretamente o coração, mas não é comum isso acontecer no caso dos flavivírus, família da qual a dengue, o chikungunya e o zika fazem parte, de acordo o cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, Fernando Augusto Alves da Costa.
Zika Vírus X Síndrome de Guillain-Barré
A síndrome de Guillain-Barré não é ação de vírus, mas é uma reação do sistema imune do indivíduo que passa a atacar o próprio organismo, o que chamamos de autoimunidade. E acontece em qualquer idade.
Muito tem se falado da correlação entre o aumento de casos da síndrome de Guillain-Barré e a infecção por Zika virus. (Lairson, tirar o espaço do ponto final)De acordo com o médico Dráuzio Varela, há indícios de que isso possa estar ocorrendo, e como a doença não é de notificação compulsória às autoridades públicas de saúde e só aparece depois que o vírus não está mais presente no organismo, (Lairson, colocar a vírgula) fica difícil determinar a possível relação entre os dois episódios.
Sintomas
Os sintomas começam como uma fraqueza e formigamento nos pés e nas pernas que se espalham pela parte superior do corpo. Com a evolução da doença, pode ocorrer paralisia. As pessoas podem ter dores locais, como nascostas ou músculos; anormalidade ao caminhar, fraqueza dos braços e pernas, fraqueza muscular ou problemas de coordenação, além de fadiga ou sensação de desmaio. Além desses sintomas, há alteração na produção da voz, arritmia cardíaca, dificuldade para engolir, disestesia, falta de ar, fraqueza facial, hiporreflexia, oftalmoplegia, retenção urinária ou visão dupla.
Lembre-se de que é importante consultar um médico nos primeiros sintomas.
Maiores informações
http://www.geracaosenior.com.br/saude-e-bem-estar/artigo/saude/zika-virus-prevencao-e-cuidados-que-a-geracao-senior-deve-ter/202 . (Acesso em 24-4-2016)
https://www.google.com.br/#q=s%C3%ADndrome+de+guillain-barr%C3%A9+sintomas (Acesso em 15-5-2016)
http://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/2016-01-12/aedes-aegypti-e-mais-perigoso-para-idosos-hipertensos-diabeticos-e-cardiacos.html. (Acesso em 16-5-2016).
https://drauziovarella.com.br/letras/g/sindrome-de-guillain-barre . (Acesso em 14-5-2016)



